terça-feira, 10 de junho de 2008

Espaço Musical

A Importância da alfabetização no estudo do instrumento

A alfabetização na vida do indivíduo proporciona a possibilidade maior de aprendizado de conhecimentos, de descobertas e escolha através da leitura e escrita. O estudo de um instrumento também necessitará do conhecimento de leitura e escrita. O LIMITE DA PERCEPÇÃO É O CONHECIMENTO OU A INFORMAÇÃO.
É natural que o estudante ao se identificar com um instrumento, procure copiar aquilo que está ouvindo. Isso é muito bom, mas os resultados tende a variar de acordo com a facilidade de cada um, e na complexibilidade do que está se ouvindo. Ai que entra a importância do estudo orientado por um bom professor, pois o estudante terá dificuldades em determinados ritmos e viradas, em contagem de compassos e andamento. Com certeza não saberá que tipo de aplicação técnica ou de coordenação motora que estão sendo usados, ou seja, chegou no seu limite, poir isso a necessidade de se aprender divisão rítmica.
Outro fator importante é que a assimilação da leitura pelo estudante proporciona maior entendimento e rendimento das matérias estudadas, mesmo que haja acumulo de imformação, que é o natural, não haverá problema, pois em função da leitura ele mesmo poderá rever o material dado.
Quando se fala em leitura, escrita musical, que é o mesmo que teoria, percebe-se uma idéia errada a respeito disso. A parte teórica está totalmente distante da prática, tal como o Ocidente para o Oriente. Isso é pura falta de conhecimento, a teoria e a prática quando se trata de um estudo de qualidade dependem uma da outra.
Existem três maneiras básicas de utilização da leitura e escrita na hora de estudar que são: Estudo dos ritimos específicos, viradas, coordenação motora e outros que serão feitos através de métodos. O estudo de transcrições de levadas, viradas ou músicas inteiras já com uma análise mais detalhada do estudante, que será feita através de cds, exigindo uma boa percepção musical e escrita. E por fim a leitura de partituras que é um estudo mais complexo, no que diz respeito à sinalização e interpretação da mesma.
Isso é apenas uma dica básica.

Nenhum comentário: